Coronavírus: profissionais de hospitais e UPAs da SES participam de capacitação no Lacen

Profissionais de hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) administrados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) participarão de uma capacitação, na tarde desta quinta-feira (12/03), no Laboratório Central Noel Nutels (Lacen-RJ), para enfrentamento do Novo Coronavírus (Covid-19).

Na ocasião, serão intensificadas orientações sobre como essas equipes deverão colher amostras, em pacientes suspeitos, por meio de swab (cotonete estéril usado para coletar material microbiológico) e também como fazer o cadastro no Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL). A importância de uma coleta ágil favorece o resultado rápido desses exames, o que impacta consequentemente nas altas domiciliares.

Nas últimas semanas, equipes de todas as UPAs estaduais dão, diariamente, orientações sobre prevenção e combate ao Covid-19 para pacientes na sala de espera, dando ênfase aos cuidados com higienização das mãos. Paralelo a isso, acontecem treinamentos internos aos profissionais sobre prevenções, uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI), precauções, fluxos de atendimentos, notificações, entre outros.

FIQUE POR DENTRO