COVID-19: Conass e mais entidades da saúde coletiva e biomédica manifestam seu apoio às medidas estabelecidas pela Secretaria de Estado de Saúde

Diante da situação de emergência de Saúde Pública instalada no estado do Rio de Janeiro e no Brasil pela circulação comunitária do novo coronavírus (Covid-19), o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) divulgou hoje uma carta à nação em que reafirma a necessidade de se manter as medidas de isolamento e de segurança para conter a epidemia do novo coronavírus. Hoje, o país registrou mais 502 novos casos – o maior número até então. Em documento, o Conass ressaltou que defende “irrestritamente as medidas sanitárias adotadas pelas unidades federativas do país, pois não se pautam por cores partidárias ou de qualquer outra natureza, e sim por critérios técnicos e científicos observados ao redor do planeta”.

Ao longo das últimas semanas, as entidades e instituições de saúde coletiva e biomédica também vêm manifestando seu apoio à Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES/RJ) e às medidas tomadas para a contenção da pandemia de coronavírus (COVID-19).

De acordo com o manifesto da iniciativa FIS (Fórum Inovação Saúde), “as medidas de isolamento social fortemente recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelas autoridades sanitárias de nosso país, vêm sendo adotadas pela quase totalidade dos países do mundo, já atingidos pela pandemia do COVID19, e são as única atitudes, até o momento, capazes de conter a evolução da doença e, consequentemente, reduzir o número de mortes que pode acometer a todas as faixas etárias, embora mais prevalente nos idosos”.

Ontem, o CONASS já havia manifestado que “todas as decisões e recomendações têm se baseado em evidências científicas, na realidade nacional e internacional e buscado inspiração nas melhores práticas e exemplos de condutas exitosas ao redor do mundo”.

Confira os documentos nos links abaixo:

ABRASCO

COREN/RJ

Manifesto FIS (Fórum Inovação Saúde)

Nota SOCERJ

Sociedade de pneumologia e Tisiologia do Estado do Rio de Janeiro

CONASS

CONASS – Carta à nação

FIQUE POR DENTRO