– Com essa iniciativa, estamos buscando dar um tratamento mais humanizado aos internados no Hupe e acalentar um pouco a família dos pacientes – disse o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Rodrigues.
A iniciativa faz parte do projeto PSI Covid, que reúne professores e alunos das áreas de Psiquiatria e de Psicologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio (Uerj). O objetivo da equipe – que doou os aparelhos celulares – é amenizar a angústia e até a depressão de familiares e de pacientes que estão em isolamento para tratamento da doença na unidade.
– Os celulares, que são totalmente higienizados antes de serem utilizados, são necessários para que possamos fazer a chamada por vídeo, restabelecendo o vínculo familiar e contribuindo para a melhora da saúde emocional de todos os envolvidos, inclusive das equipes de saúde – explicou a médica Silvana Ferreira, chefe da Unidade Docente Assistencial de Psiquiatria do Hupe, que divide a coordenação do projeto com o psicólogo e professor da Uerj, Vinícius Darriba.