Mais de 20 mil testados para Covid em ação gratuita no Largo do Machado

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) está promovendo uma ação de testagem de coronavírus gratuita no Largo do Machado, na zona sul do Rio de Janeiro. O objetivo é, por meio da ampliação dos testes oferecidos, monitorar a evolução da pandemia no estado. Desde abril, os exames sorológicos rápidos já foram aplicados em 20.341 pessoas. O projeto tem parceria do Detran, que cede o espaço para realização da ação, e do Dados do Bem, iniciativa privada sem fins lucrativos, por um termo de cooperação permitiu que o estado triplicasse sua capacidade de testagem diária.

O Dados do Bem é um aplicativo que combina inteligência epidemiológica e big data para acompanhar, em tempo real, a evolução da pandemia nos centros urbanos. Segundo o secretário de Estado de Saúde, Alex Bousquet, os resultados coletados cedidos ao Governo do Estado serão importantes para auxiliar na tomada de decisões em relação ao enfrentamento da pandemia.

“Com essa parceria, possibilitamos que um sistema tecnológico de eficiência reconhecida alcance uma maior parcela da população. Quanto maior a amostragem de pessoas testadas, mais assertivos poderemos ser nas políticas públicas de saúde, com base nos dados coletados. Iniciativas como essa mostram como os diferentes setores da sociedade, público e privado, estão unidos na missão de salvar vidas. A ação no Largo do Machado está de portas abertas a quem quiser saber se está ou já teve a doença”, declarou Bousquet.

Para participar da testagem, o usuário precisa fazer o download gratuito do aplicativo nas plataformas Android ou iOS. Ao acessar, preenche um cadastro e responde um questionário com perguntas sobre sintomas associados à Covid-19 e histórico de saúde. A partir dos dados fornecidos pelo usuário na autoavaliação, a plataforma indica a possibilidade de ele estar infectado pelo coronavírus e pode indicá-lo para realizar o teste. Não se trata de um diagnóstico, mas de uma avaliação de sinais clínicos e epidemiológicos.

Informações sobre a operação na capital
Na cidade do Rio de Janeiro, os testes operados pela Secretaria de Estado de Saúde, em parceria com o Dados do Bem serão feitos no posto do Detran, no Largo do Machado. A tenda funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h na Rua do Catete, 325. O local de testagem só poderá ser acessado pelas pessoas que receberem o voucher de confirmação pelo aplicativo Dados do Bem. É necessário levar o celular com o voucher (um QR code) e a carteira de identidade. O resultado é enviado ao usuário por meio do aplicativo. Municípios fluminenses, como Niterói, Campos, Macaé e Nova Iguaçu já fazem testes sorológicos a partir do aplicativo.

Sobre a iniciativa Dados do Bem
Desenvolvido pelo Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino em parceria com a Zoox Smart Data, Dados do Bem (www.dadosdobem.com.br) é um projeto criado por médicos, cientistas e engenheiros de dados. A ferramenta, cedida gratuitamente à população e ao Poder Público, fornece um mapa de distribuição do vírus e dados estratégicos sobre a Covid-19 para tomadas de decisão das autoridades.

Como é praxe em investigações científicas, o anonimato de todos os participantes é preservado e as informações coletadas não serão utilizadas para fins lucrativos. Ao baixar o aplicativo, a pessoa concorda com o envolvimento voluntário no estudo. Todos que preenchem o questionário de autoavaliação já estão colaborando com a iniciativa, mesmo os que não são convocados para fazer testes.

FIQUE POR DENTRO