O Perguntas e respostas sobre o Novo Coronavírus
O que é coronavírus?
É uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O COVID-19, é o mais novo deles. E, por ter sido descoberto apenas no ano passado na China, o nosso organismo ainda não tem imunidade para combatê-lo.
Como o Coronavírus é transmitido?
A transmissão se dá através de secreções contaminadas por meio de catarro e das gotículas de saliva que nós soltamos ao tossir, ao espirrar e até respirar. E o vírus é tão contagioso que uma gotícula pode contaminar as mãos, as outras pessoas e a até objetos, como celulares, maçanetas, mesas, teclados, etc, seguindo de contato com a boca, o nariz ou os olhos. O período de incubação vai de 1 a 14 dias, geralmente ficando em torno de 5 dias.
Quais são os sintomas?
Os sinais clínicos mais comuns são tosse febre, coriza, dor de garganta, queda do estado geral e sintomas respiratórios. Todos esses sintomas podem, em uma parcela dos casos, evoluir para quadros graves. Como sintomas associados, perdas de olfato e de paladar podem surgir. Outros sintomas menos comuns, como conjuntivite e sintomas gastrointestinais, também podem ocorrer na Covid-19.
Como é o tratamento?
Não há remédios específicos para Covid-19. Por isso, os médicos tratam apenas os sintomas individuais de cada paciente. São indicados repouso e consumo de bastante água. Além de algumas medidas adotadas para avaliar os sintomas. Nos casos mais graves, o tratamento é a internação.
Quando se deve procurar o serviço de saúde?
Os sintomas de coronavírus são leves, parecidos com os da gripe ou resfriado e, se você apresentar bom estado geral, fique em casa por 14 dias para evitar a contaminação de outras pessoas. Faça repouso e siga as medidas de higiene para reduzir o risco aos seus familiares. Se você tiver piora do estado geral, cansaço ou dificuldade para respirar, procure uma emergência. O médico decidirá se você necessita de internação ou exame para a Covid-19.
Bebês e crianças menores de seis anos, gestantes, puérperas, maiores de 60 anos e pessoas com doenças preexistentes devem ser avaliadas por um profissional de saúde caso apresentem febre e sintomas respiratórios.
Quando devo usar a máscara de proteção?
O uso de máscaras em larga escala tem como objetivo a proteção coletiva. Portanto, se você estiver com sintomas, for diagnosticado com a doença ou até sem apresentar sintomas, deve usar a máscara para não contaminar outras pessoas. Não é indicado compartilhar a máscara com familiares.
Verdades: principais recomendações
Lave frequente as mãos, especialmente após tossir ou espirrar
Utilize lenço descartável para higiene pessoal
Cubra nariz e boca quando espirrar ou tossir
Evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca
Utilize álcool em gel nas mãos
Mitos: não caia nessa!
Chás ou enxaguante bucal têm o poder de eliminar o vírus
Produtos vindos da China podem transmitir Covid-19
Há semelhanças entre o coronavírus e o HIV
Vitaminas previnem coronavírus
O vírus pode ser eliminado ao lavar o nariz com soro fisiológico
Bebidas alcoólicas destiladas são eficazes contra o Covid-19
Borrifar vinagre é mais eficaz que álcool em gel
FIQUE POR DENTRO

Mapa de Risco da Covid-19: estado do Rio sai da bandeira vermelha direto para bandeira amarela, de baixo risco Metropolitana l é a única região do estado que se manteve em bandeira vermelha
A 14ª edição do Mapa de Risco da Covid-19 apresentou uma melhora na situação da pandemia no Estado do Rio. As regiões Centro-Sul e Noroeste

Governo do Estado reforça pacote de medidas para enfrentamento à Covid-19
Serão liberados R$ 66 milhões para o município do Rio e abertos leitos no Hospital Modular de Nova Iguaçu O Governo do Estado, por meio

Região Metropolitana II tem alto risco para Covid-19
A Região Metropolitana II do Estado do Rio de Janeiro passa a ser classificada em bandeira vermelha, de alto risco para a Covid-19. Outras três