O Perguntas e respostas sobre o Novo Coronavírus

O que é coronavírus?

É uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O COVID-19, é o mais novo deles. E, por ter sido descoberto apenas no ano passado na China, o nosso organismo ainda não tem imunidade para combatê-lo. 

Como o Coronavírus é transmitido?

A transmissão se dá através de secreções contaminadas por meio de catarro e das gotículas de saliva que nós soltamos ao tossir, ao espirrar e até respirar. E o vírus é tão contagioso que uma gotícula pode contaminar as mãos, as outras pessoas e a até objetos, como celulares, maçanetas, mesas, teclados, etc, seguindo de contato com a boca, o nariz ou os olhos. O período de incubação vai de 1 a 14 dias, geralmente ficando em torno de 5 dias.  

Quais são os sintomas?

Os sinais clínicos mais comuns são tosse febre, coriza, dor de garganta, queda do estado geral e sintomas respiratórios. Todos esses sintomas podem, em uma parcela dos casos, evoluir para quadros graves. Como sintomas associados, perdas de olfato e de paladar podem surgir. Outros sintomas menos comuns, como conjuntivite e sintomas gastrointestinais, também podem ocorrer na Covid-19.

Como é o tratamento?

Não há remédios específicos para Covid-19. Por isso, os médicos tratam apenas os sintomas individuais de cada paciente. São indicados repouso e consumo de bastante água. Além de algumas medidas adotadas para avaliar os sintomas. Nos casos mais graves, o tratamento é a internação. 

Quando se deve procurar o serviço de saúde?

Os sintomas de coronavírus são leves, parecidos com os da gripe ou resfriado e, se você apresentar bom estado geral, fique em casa por 14 dias para evitar a contaminação de outras pessoas. Faça repouso e siga as medidas de higiene para reduzir o risco aos seus familiares. Se você tiver piora do estado geral, cansaço ou dificuldade para respirar, procure uma emergência. O médico decidirá se você necessita de internação ou exame para a Covid-19.

Bebês e crianças menores de seis anos, gestantes, puérperas, maiores de 60 anos e pessoas com doenças preexistentes devem ser avaliadas por um profissional de saúde caso apresentem febre e sintomas respiratórios. 

Quando devo usar a máscara de proteção?

O uso de máscaras em larga escala tem como objetivo a proteção coletiva. Portanto, se você estiver com sintomas, for diagnosticado com a doença ou até sem apresentar sintomas, deve usar a máscara para não contaminar outras pessoas. Não é indicado compartilhar a máscara com familiares. 

Verdades: principais recomendações

Lave frequente as mãos, especialmente após tossir ou espirrar

Utilize lenço descartável para higiene pessoal

Cubra nariz e boca quando espirrar ou tossir

Evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca

Utilize álcool em gel nas mãos

Mitos: não caia nessa!

Chás ou enxaguante bucal têm o poder de eliminar o vírus

Produtos vindos da China podem transmitir Covid-19

Há semelhanças entre o coronavírus e o HIV

Vitaminas previnem coronavírus

O vírus pode ser eliminado ao lavar o nariz com soro fisiológico

Bebidas alcoólicas destiladas são eficazes contra o Covid-19

Borrifar vinagre é mais eficaz que álcool em gel

FIQUE POR DENTRO