SES oferece curso de capacitação para melhorar resultados nas unidades de saúde

A Assessoria Técnica da Superintendência de Monitoramento de Qualidade das Unidades da Secretaria de Estado de Saúde (SES) realizou, na sexta-feira, 25 de setembro, o curso de Capacitação de Autoavaliação da Gestão – Programa de Excelência em Gestão (PEG). A atividade foi ministrada pela coordenadora da área, Meirelane Rosa, e apresentado como um importante instrumento que direciona organizações de saúde para um processo de aprendizado contínuo, dando-lhes direcionamento estratégico para o alcance de melhores resultados, em especial, no momento de enfrentamento da pandemia de Covid-19.Segundo Meirelane, a autoavaliação é um diagnóstico interno, feito pela própria organização, cujo objetivo é quantificar e qualificar os principais fatores relacionados à organização, com ênfase em suas práticas de gestão e seus resultados. Assim, é possível ressaltar as oportunidades de melhoria e os pontos fortes da organização, possibilitando a elaboração do Plano de Melhoria da Gestão – PMG.

“Anualmente, as áreas da SES e unidades de saúde que participam do PEG/SES passam pelo processo de autoavaliação de sua gestão. Esses ciclos possibilitam, às lideranças e às suas equipes, a definição de um diagnóstico gerencial, que fornece subsídios para a tomada de decisão e para a priorização de pontos considerados relevantes, dentre as oportunidades para melhorias identificadas”, explica Meirelane.

Criado em junho de 2007, o PEG busca qualificar a gestão da secretaria, utilizando modelos mundialmente reconhecidos que constituem a base dos programas de melhoria contínua. Para isso, são utilizadas ferramentas e metodologias de gestão que, alinhadas, possibilitam a implantação de uma cultura de melhoria contínua dos serviços, a desburocratização dos processos de trabalho e a humanização da saúde no estado.

“Promover o aprendizado organizacional, a integração e o alinhamento sistêmico são algumas características importantes destes Modelos”, finaliza a profissional.