Secretaria de Estado de Saúde promove encontro com municípios da Baixada Litorânea para enfrentar o COVID-19

Em nova ação de enfrentamento ao coronavírus, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) realizou, nesta terça-feira (17/03), uma Plenária Extraordinária da CIR (Comissão Intergestores Regional) da Baixada Litorânea para discutir estratégias contra o COVID-19. O encontro teve como objetivo promover um alinhamento das ações contra o vírus com os municípios da região.

Cerca de 40 representantes das nove cidades que compõem a Baixada Litorânea compareceram ao auditório da SES, que contou com a participação de profissionais da regulação, atenção básica, vigilância epidemiológica, emergência, urgência, além de secretários municipais de saúde.

Ao abrir a plenária, o superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da SES, Mário Sérgio Ribeiro, fez um relato da pandemia pelo mundo, principalmente na Itália. Ele destacou a importância das medidas restritivas, como isolamento social e adequação dos municípios ao plano estadual de contingência para atuar contra o coronavírus.

Para o secretário de Iguaba Grande, Valdeci Júnior, a Plenária Extraordinária ajuda no alinhamento das estratégias de enfrentamento ao COVID-19.

“Temos 17 unidades de saúde na cidade com média de 5 mil atendimentos por mês. Esta reunião serve para padronizarmos o fluxo de assistência, o acolhimento ao paciente, bem como normas para a coleta para a realização de exames”, avalia o secretário de Iguaba Grande.

Os seguintes municípios compõem a Região da Baixada Litorânea: Araruama, Armação de Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia e Saquarema.