Secretaria de Saúde publica planos de humanização no contexto da pandemia Covid-19

Ficar internado em um hospital durante a pandemia de coronavírus é uma experiência que separa o paciente de sua família e limita o contato até com as equipes de saúde. Esse período de isolamento é difícil, mas é possível que seja mais acolhedor e confortável. Esse é o objetivo dos novos planos de humanização publicados pela Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro.Produzidos no contexto da Covid-19, os materiais da Assessoria Técnica de Humanização apresentam iniciativas e programas já implementados nas unidades como exemplos de boas práticas para secretarias municipais, além de ações planejadas que serão colocadas em prática em breve. São dois documentos separados: um voltado para a assistência pré-hospitalar e outro para hospitalar.

O assessor técnico da Humanização, Rafael Fornerolli, destacou que os planos são elaborados de forma a dar protagonismo para todos os envolvidos no processo do cuidado: gestores, profissionais e usuários. “Queremos que cada um tenha a sua voz e seja valorizado. Buscamos, principalmente, diminuir o estresse no período de internação, garantindo o acolhimento integral ao usuário”, explicou.

Um dos principais focos é garantir que os processos de informação aos familiares sejam realizados diariamente, durante todo o período de internação, por telefone. Também é estimulado que, quando possível, a equipe utilize a tecnologia para promover apoio psicológico aos pacientes, por meio de videochamadas, por exemplo.

Outra iniciativa adotada em algumas unidades foi a confecção de crachás com os profissionais de saúde sorrindo. Isso foi feito porque o equipamento de proteção individual pode tornar o processo de cuidado impessoal e distante. Com as fotos, o paciente pode ver quem é que está cuidando dele.

A hora das refeições também é um momento que pode se tornar mais acolhedor. Algumas unidades passaram a entregar os alimentos com mensagens de incentivo para os pacientes, além de alguns pratos de refeição para crianças serem montados representando sorrisos e estrelas, para promover uma melhor aceitação da dieta, parte do projeto “Alimentação Divertida”.

Todas as experiências relatadas e ações planejadas podem ser conferidas nos materiais abaixo:

PLANO DE HUMANIZAÇÃO À ASSISTÊNCIA HOSPITALAR NO CONTEXTO DA COVID-19

PLANO DE HUMANIZAÇÃO À ASSISTÊNCIA PRÉ-HOSPITALAR NO CONTEXTO DA COVID-19

FIQUE POR DENTRO