Secretário Alex Bousquet entrega a Belford Roxo respiradores e equipamentos para 20 leitos de UTI

Belford Roxo, na Baixada Fluminense, é o primeiro município fluminense a receber do Governo do Estado equipamentos hospitalares comprados durante a pandemia de Covid-19. O secretário de Saúde, Alex Bousquet, entregou à prefeitura da cidade, nesta sexta-feira (14/08), 20 respiradores, 20 monitores e 20 camas hospitalares para a montagem imediata de 20 leitos de UTI no Hospital Municipal de Belford Roxo, o principal da cidade.Além disso, mais de R$ 20 milhões foram repassados pela Secretaria Estadual de Saúde a Belford Roxo, para investimentos na rede de saúde municipal. Os equipamentos serão usados, inicialmente, para ampliação do atendimento a pacientes com Covid-19, mas depois do fim da pandemia, como destacou Bousquet, ficarão como legado para o município atender pacientes de outras patologias:

“É a primeira doação que fazemos, é o primeiro município que recebe doação decorrente do investimento que o Governo do Estado fez no combate à pandemia. A gente ouve sempre que o estado investiu mal, gastou mal, mas aqui está aqui a prova, este é o legado que vai ficar. A saúde de Belford Roxo terá aqui mais 20 leitos, que vão ficar para serem usados para outras finalidades no atendimento de saúde. É um ganho para a cidade”, disse o secretário.

O prefeito de Belford Roxo, Wagner dos Santos Carneiro, o Waguinho, e o secretário de Saúde da cidade, Christian Vieira, participaram da solenidade de entrega dos equipamentos no hospital, além do deputado estadual Marcio Canella (MDB) e de vereadores.

Bousquet ressaltou que a SES está aprofundando a parceria com os 92 municípios do Estado do Rio, e adiantou que outros municípios vão ser contemplados com respiradores e outros equipamentos de unidades de saúde desmobilizadas após a redução dos números de casos e de óbitos por coronavírus no estado. O secretário parabenizou Belford Roxo pela redução dos números da Covid-19:

“Belford Roxo está de parabéns na guerra contra a pandemia. Saiu na frente, lutou e está vencendo a Covid-19. A pandemia está sendo extinta, observamos isso quando entramos nos hospitais e Upas. Estamos vencendo essa batalha, mas a guerra ainda não acabou, algumas medidas têm de fazer parte do nosso dia a dia até que a gente tenha a cura ou a vacina. Usar máscara vai ser necessário até que a gente tenha uma solução definitiva, além da lavagem das mãos e do uso de álcool em gel”.

O prefeito Waguinho agradeceu ao secretário pelos equipamentos, elogiou o estreitamento da parceria com o Governo do Estado e confirmou ter recebido da SES o repasse de R$ 20 milhões para investimento na Saúde municipal.

Fotos: Mauricio Bazilio