Secretário de Estado de Saúde visita Central de atendimento 160

O secretário de saúde do estado, Fernando Ferry visitou na última segunda-feira (16/06) a central telefônica do 160, o serviço de atendimento do coronavírus. Ferry acompanhou o trabalho dos profissionais e deu mais detalhes sobre como funciona a central inaugurada no final de março. Desde então, o serviço já recebeu mais de 277 mil ligações e retornou outras 124 mil.

Além da segurança de obter informações mais precisas sobre o coronavirus, o serviço evita a superlotação dos hospitais do estado ao orientar sobre o momento certo de buscar uma unidade de saúde. O secretário enfatizou a importância do acolhimento à população oferecido pela Central 160.

“É importante destacar o quanto o paciente se sente acolhido com o serviço. Muitas vezes um atendimento gera esclarecimento para toda a família. O atendimento é humanizado e não tem um tempo determinado – tem paciente que já ligou 84 vezes”, diz o secretário.

Fernando Ferry explica que principal objetivo do disque 160 é esclarecer dúvidas da população para que pessoas sem sintomas graves não saiam de casa até uma unidade hospitalar sem que seja estritamente necessário.

O secretário orientou a população a ligar para o 160 e tirar todas as dúvidas antes de procurar uma unidade de saúde.

“Não deixem de ligar. São 190 enfermeiras com 66 pessoa simultaneamente atendendo o telefone. Cada enfermeira realiza turno de seis horas. O atendimento é 24 horas por dias e sete dias por semana. Liguem para ter todas as informações que vocês precisam sobre a Covid”.

Além dos enfermeiros, 10 psicólogos intervém em ligações em que os profissionais de saúde identificam a necessidade de um suporte psicológico.

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